Solução Tecnológica

SOLUÇÃO QUE VEIO DO CÉU !


No Japão, alguns trens-balas podiam alcançar a velocidade de 300 km/h, mas o som emitido por eles extrapolava os padrões ambientais de poluição sonora. Uma das causas desse resultado indesejável era a onda de pressão atmosférica criada pelo trem quando ele entrava em um túnel estreito. Isso causava, na saída do túnel, uma explosão sônica e uma vibração sentida por moradores que estavam a até 400 metros de distância do local. Parte do problema estava no design do nariz do trem.

A solução do problema foi se encontrada por Eiji Nakatsu, engenheiro e observador de pássaros, que usou o martim-pescador como inspiração. A ave, que precisa mergulhar para se alimentar ― troca rapidamente de um ambiente de baixa resistência (ar) para um com muita resistência (água) ―, possui a aerodinâmica perfeita para essa situação.






Depois de remodelar o nariz do trem-bala para um formato similar ao bico do martim-pescador, os trens não passaram apenas a viajar de maneira mais silenciosa, mas também se tornaram 10% mais rápido e 15% mais econômicos.





TELAS INSPIRADAS NAS BORBOLETAS



Uma nova tecnologia que mimetiza a maneira como a Natureza põe cores brilhantes nas asas das borboletas Morfo pode tornar a tela de telefones celulares claramente legível, até sob o brilho do sol. As borboletas, apesar de terem pouca pigmentação nas asas, refletem cores estonteantes quando voam em um dia de sol. Assim também funcionam as telas Imod, que aproveitam a iluminação do ambiente em que estão para refletir a luz e causar impressões visuais com bastante qualidade e fidelidade.



As telas de modulador interferométrico (Imod) podem produzir cores brilhantes explorando o efeito físico da interferência e, ao mesmo tempo, consumir uma pequena parte da energia limitada das baterias de dispositivos móveis como os telefones celulares. Elas também são visíveis à luz forte do dia.



Vantagens:
Baratas, baixo consumo de energia, boa legibilidade à luz intensa do sol, amplo ângulo de visão.

 Desvantagem:
Tecnologia nova e desconhecida.