Projetado pelo arquiteto Marc Pierce, o complexo, que funciona como shopping center e também abriga escritórios comerciais, chamou a atenção de pessoas no mundo inteiro quando foi inaugurado, em 1996, por contar com um mecanismo simples, porém eficaz, de adaptação da temperatura no seu interior sem utilizar energia eléctrica: ao invés de ar-condicionado, chaminés. East Gate, foi o primeiro prédio no mundo a utilizar um sistema de controle térmico e ventilação completamente natural com esse grau de sofisticação.
Assim como a termiteira( habitação das térmites,conhecido especialmente no Brasil por cupinzeiro) , o Eastgate é ventilado, resfriado e aquecido de forma inteiramente natural. O edifício possui quatro grandes paredes de alvenaria na parte externa, com um átrio de sete andares no interior. O ar externo é puxado para dentro através de múltiplos orifícios e é aquecido ou resfriado pela massa do edifício, dependendo daquilo que estiver mais quente, o concreto da estrutura ou o ar.
A ventilação do Eastgate custa um décimo daquela de um edifício padrão com ar condicionado e utiliza 35% menos energia do que seis edifícios convencionais. Nos primeiros cinco anos do edifício, seu design exclusivo gerou economias de US$3,5 milhões em gastos com energia.